quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ação SMS integra à modelos padrões

Publicado em por refinaria

Encerramos na semana passada uma campanha SMS para a Coca-cola, com objetivo de divulgar as embalagens ‘retornáveis’ da fabricante de bebidas. A ideia básica era sortear ingressos para o show do artista Daniel, em Marília, através da interação do público estimulado pela rádio local ou pela comunicação dos displays de gargalo aplicados nas embalagens retornáveis Coca-cola.

Pois bem, a campanha, baseada inicialmente em sorteio, foi alterada para uma Campanha cultural, oportunizada pela participação do público via SMS. Os displays de gargalo e a Rádio estimulavam os ouvintes a responderem à pergunta:

Por que as embalagens retornáveis são as melhores opções para acompanhar as refeições da sua família?

O público participava enviando um SMS com a resposta à pergunta cultural para um número específico. Uma comissão formada por profissionais de comunicação elegeu as 10 melhores respostas, que invariavelmente versavam sobre a praticidade, facilidade e sustentabilidade proporcionada pela embalagem retornável Coca-cola.

A proposta de potencializar a promoção, transformando-a de uma ação de sorteio simples para um concurso cultural fez com que mais de 1000 participações enviassem suas frases para concorrer aos prêmios da campanha. A cada SMS enviado, o participante recebia uma resposta de agradecimento e informações sobre o regulamento do concurso.

Temos aqui dois pontos a levantar e defender sobre campanhas SMS agregadas à veículos de comunicação:

1. Acreditamos que a interatividade mais fácil e prática para o ouvinte de rádio, leitor de jornal ou telespectador (neste caso) é o SMS, porque permite à audiência maior liberdade no horário da sua participação, arregimentando maior volume de resultados justamente por deixar a audiência interagir com conteúdo, opinião e sugestão dentro da campanha/promoção.

2. O SMS é ‘nativo’ em todos os telefones celulares, isto significa que todos os aparelhos têm essa ferramenta básica e o seu custo – baixíssimo- se comparado à campanhas de voz (ligações telefônicas) abrem espaço para maior interatividade. A inteligência do sistema permite que cada Concurso ou promoção via SMS tenha acompanhamento em tempo real, contabilidade e gerenciamento em grande escala e interação com os participantes por parte dos promotores da ação, gerando uma nova modalidade e opção para campanhas com veículos de comunicação.

Fonte: http://refinariailtda.com.br/blog/?p=1191



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